Se você tem uma cachorra (fêmea) em casa que não é castrada, ela vai entrar no cio quando atingir a maturidade. É importante lembrar que somos a favor da castração, que traz diversos benefícios à saúde de machos e fêmeas. Mas, caso você não tenha castrado sua cadela, veja tudo o que você precisa saber sobre o cio.
Cuidar de uma cadela no cio requer alguns cuidados especiais e é bem mais complicado que cuidar de uma cadela castrada. Se você não pretende cruzar a sua cadela (lembrando que apenas criadores experientes devem fazer isso, por conta de inúmeras doenças que isso pode gerar nos filhotes e também nos problemas de saúde pra cadela que fica prenha), o ideal é que você castre-a. Castrar o cão é uma das coisas mais importantes que donos responsáveis deve fazer.
A veterinária Daniela Spinardi explicou no nosso programa as vantagens da castração em machos e fêmeas. Confira:
Cuidar de uma cadela no cio requer alguns cuidados especiais e é bem mais complicado que cuidar de uma cadela castrada. Se você não pretende cruzar a sua cadela (lembrando que apenas criadores experientes devem fazer isso, por conta de inúmeras doenças que isso pode gerar nos filhotes e também nos problemas de saúde pra cadela que fica prenha), o ideal é que você castre-a. Castrar o cão é uma das coisas mais importantes que donos responsáveis deve fazer.
A veterinária Daniela Spinardi explicou no nosso programa as vantagens da castração em machos e fêmeas. Confira:
Se a sua cachorra não é castrada, veja as perguntas mais frequentes sobre o cio.
cachorras no cio
1. O que é o cio?
O que chamamos de cio em cachorras é o ciclo estral natural da cachorras não-castrada. É mais ou menos o equivalente canino da menstruação em mulheres. Quando sua cadela está no cio, ela vai ser capaz de conceber uma gravidez, e ela vai dar vários sinais e exalar um cheiro específico que irão atrais machos não-castrados.2. Quando é o primeiro cio?
Fêmeas jovens normalmente tem o primeiro cio entre 6 meses e 9 meses de idade. Em raros casos o primeiro cio acontece com 1 ano de idade. Se a sua cachorra já tem um ano e ainda não entrou no cio, cheque com o veterinário pra ter certeza que não há nenhum problema de saúde.
3. O cio acontece de quanto em quanto tempo?
A frequência do cio varia de cão pra cão, mas normalmente as cachorras entram no cio uma ou duas vezes por ano. A cada 6 ou 8 meses é o comum, embora isso possa variar bastante de acordo com o indivíduo e a raça.
4. Quanto tempo dura o cio?
As cachorras normalmente ficam no cio por 3 semanas, mas isso varia um pouco e pode ser considerado normal se forem 2 semanas ou 4 semanas. Se a sua cadela ficar no cio por mais de 4 semanas, consulte o veterinário para possíveis problemas de saúde.
5. Quantos dias dura o sangramento no cio?
Na primeira metade do cio, a cadela irá ter um sangramento leve que acaba cerca de 1 semana depois. No período do cruzamento, a cadela não vai permitir que um macho monte nela. Essa é a fase menos preocupante. A fase mais preocupante é quando o sangramento acaba, pois a fêmea vai querer cruzar e facilitará para que o macho consiga montar.
6. Como vou saber que minha cadela está no cio?

A vulva no cio fica muito maior. A da direita está no cio.
7. Quando eu posso cruzar a minha cadela?
A cadela somente pode conceber uma gravidez (e só vai aceitar um macho montando nela) enquanto estiver no cio. A cadela só pode ficar grávida durante o cio e a época mais fértil é entre 10 e 15 dias depois do início do cio.
8. Posso cruzar minha cadela no primeiro cio?
Teoricamente, a cadela é capaz de conceber uma gravidez no primeiro cio, então você precisa redobrar os cuidados. Não é recomendado cruzar a cadela com menos de 1 ano de idade, pois ela não estará totalmente madura fisicamente nem emocionalmente (ela ainda é um filhote!). Você deve esperar passar o primeiro cio ou deixar a cadela ter 1 ano de idade para considerar cruzá-la.
9. Como eu mantenho longe os machos que ficam cercando a cadela no cio?
Isso é um grande desafio! Os machos são capazes de sentir o cheiro de uma fêmea no cio de uma longa distância, mesmo que você mantenha a cadela restrita à casa. Tome bastante cuidado, pois os machos podem tentar pular o muro/portão da sua casa, podem fazer buracos e podem encontrar uma forma de chegar até a cadela. O melhor é mantê-la dentro de casa, e não no quintal.Você pode passear com uma fêmea no cio, mas você vai precisar tomar um cuidado extra. Os cães das redondezas vão vir tentar cruzar com ela e formarão uma fila atrás da cadela. Sempre mantenha ela na coleira e tente andar por locais onde não hajam cães na rua soltos.
10. Uma cachorra pode ser castrada durante o cio?
Se você decidiu castrar sua cadela e não quer que ela cruze, é importante que você não faça isso durante o cio ou perto do cio. Castrar durante o cio é mais arriscado do que em outra época, pois o útero e a vulva estarão inflamados e cheios de sangue, fazendo com que a castração seja mais difícil e arriscada. A não ser que tenha uma emergência e seja necessária a castração durante o cio, provavelmente o veterinário irá preferir esperar passar o cio pra castrá-la.
11. Como saber que o cio acabou?
Você vai notar que a cadela voltou ao seu comportamento normal, a vulva voltou para seu tamanho natural e sua cor original. Isso acontece entre 3 e 4 semanas depois do início do sangramento.
12. cachorras entram em menopausa?
Conforme a cadela vai envelhecendo, ela continua sendo apta a procriar durante o cio até o fim da sua vida. A fertilidade dela irá diminuir, mas ela não vai entrar em menopausa, como acontece com os humanos. As cadelas entram no cio até o fim de suas vidas. Se você fez questão de cruzar sua cadela, considere castrá-la após ter cruzado, pra evitar complicações futuras quando ela for idosa (como a piometra).
Nenhum comentário:
Postar um comentário